Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

FABIANO ELLER, zagueiro do Brasil de Pelotas-RS, ex-São José-RS, Al Ahli-Qatar, Internacional-RS, Santos FC-SP, Trabzonospor-Turquia, Atlético de Madri-Espanha, Fluminense FC-RJ, Al Wakra-Qatar, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP, Vasco da Gama-RJ.

Fabiano Eller dos Santos, o Fabiano Eller nasceu no dia 19 de novembro de 1977 na cidade de Linhares no Estado do Espírito Santo.

 Foto= arquivo www.historiadordofutebol.com.br

 

 

Fabiano Eller começou a praticar futebol nas categorias juvenis do Linhares, time de sua cidade natal, no Espírito Santo.

 

Em 1996, profissionalizou-se pelo Vasco da Gama, onde começou a se destacar nacionalmente.

Esteve presente nas conquistas de dois Campeonatos Brasileiros e de uma Taça Libertadores da América, além de um Campeonato Carioca, um Torneio Rio-São Paulo e uma Copa Mercosul para a equipe vascaína.

 

Nesta época, o jogador atuava como volante.

Posteriormente, teve uma passagem menos brilhante pelo Palmeiras.

 

 

 

Em 2003, foi jogar no Flamengo, assinando contrato, inicilamente, de apenas oito meses, ou até o fim do Campeonato Brasileiro daquele ano.

 

O que não imaginava nem o mais otimista dos rubro-negros, é que Eller fosse se tornar um dos expoentes daquele time, em virtude de uma improvisação.

 

Em partida válida pela semifinal da Copa do Brasil, contra o Sport, o então técnico Nelsinho perdeu André Bahia, suspenso, e decidiu improvisar Fabiano Eller na zaga, ao lado do já experiente zagueiro Váldson.

 

Naquela partida, o jogador, que entrou desacreditado, teve uma excepcional atuação, com destaque para uma incrível arrancada do meio de campo até a zaga, quando evitou um gol praticamente feito pelo rival pernambucano, e garantiu o Fla na final do certame.

 

 

 

 

As incríveis atuações e a negativa diante da pedida de reforços por Nelsinho, somada a posterior manutenção da posição pelos seus sucessores, os irmãos, Oswaldo de Oliveira e Waldemar Lemos, além de Abel Braga, fizeram com que o futebol de Fabiano Eller crescesse exponencialmente e que o atleta se adaptasse definitivamente à nova posição e também ao novo clube, que aliás, já oferecia o carinho irrestrito da imensa torcida.

 

Abaixo o Flamengo Campeão da Taça Guanabara de 2004

Foto= www.flaestatistica.com

 

 

 

 

Foto= www.flaestatistica.com

 

 

 

 

Foto= www.flaestatistica.com

 

 

 

 

Ao final do ano, quando encerrava o contrato de Eller, este foi renovado por mais uma temporada e o jogador manteve-se na conquista do Campeonato Carioca 2004, além do vice-campeonato da Copa do Brasil do mesmo ano, competição onde aliás, tornou-se mais uma vez herói rubro-negro em uma semi-final, a diferença desta vez foi que, ao invés de evitar um gol, Eller marcou um tento e praticamente encaminhou o Mais Querido do Brasil à final do certame contra o Santo André.

Fabiano Eller e Marcelo Dieguez em 2004 no treino do Flamengo na Gávea antes do jogo contra o Vasco na Semi-Final da Taça Guanabara.

Foto= www.flaestatistica.com

 

 

Fabiano Eller fez 6 gols em 79 Jogos pelo Flamengo.

Na oportunidade do jogo decisivo contra o Vitória, Eller já admitia sair do Fla, uma vez que, diversos clubes do exterior o pretendiam, naquela partida, por exemplo, o treinador do Ankaraguku, da Turquia, havia feito questão de assistir pessoalmente á uma partida de Eller.

Apesar de o negócio com o futebol turco não ter evoluído, logo após o vexame do Mais Querido contra o Santo André, em pleno Maracanã, Fabiano Eller acertou sua saída do clube e rumou para o Al Wakra do Qatar.

Quando retornou ao Brasil, em 2005, passou a vestir a camisa do Fluminense, novamente comandado por Abel Braga.

 

 

 

 

Nas Laranjeiras, conquistou o terceiro Campeonato Carioca de sua carreira.

 

 

Fluminense em 2005 Fabiano Eller jogou pela Seleção Brasileira.

 

Jogando pelo Fluminense em 2005 Fabiano Eller jogou pela Seleção Brasileira.

Em pé: Ricardinho, Anderson, Fabiano Eller, Magrão e Marcos.

Agachados:Robinho, Carlos Alberto, Romário, Léo, J.N.I. e Mineiro

fabianoellernaselecao2005a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então, em meados de 2005, finalmente foi vendido para o futebol turco, só que ao invés do Ankaraguku, que o sondava nos tempos de Flamengo, o jogador foi negociado com o Trabzonspor.

 

A experiência no clube turco, no entanto, não foi muito bem-sucedida.

 

Em 2006, regressou ao seu país, por empréstimo, e defendeu o Internacional de Porto Alegre, quando novamente atravessou grande fase.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conquistou mais uma Taça Libertadores da América para o seu currículo, que também recebeu uma adição de peso: o Mundial de Clubes da FIFA, ganho no Japão, contra o Barcelona.

 

 

 

 

A conquista do título mundial fez com que os grandes times do mundo voltassem novamente os olhos pra Eller, e a recompensa apareceu no início de 2007, quando o gigante espanhol Atlético de Madrid, decidiu contratar o atleta para as temporadas seguintes, a negociação entre o clube espanhol e o time turco do Trabzonspor girou em torno de € 1 milhão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2008 depois de passar quase dois anos na Espanha, o jogador rescindiu amigavelmente seu contrato com o Atlético de Madrid, e decidiu apostar no projeto do Santos para a temporada 2008, mais do que isso, o contrato do jogador com o time de Pelé, representava um retorno ao seu país de origem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim, Eller ficou por um ano no clube paulista, em 2009, porém, envolveu-se numa polêmica ao pedir a dispensa do Santos, sendo inclusive á época, cogitado para retornar ao Flamengo, que pouco antes havia perdido o ídolo Fábio Luciano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas as negociações com o Mais Querido não evoluíram e em meados do ano, Eller acabou retornando a outro ex-clube, o Internacional de Porto Alegre.

 

 

 

No seu retorno a Porto Alegre apesar de ter experimentado o banco de reservas por algumas vezes, o experiente zagueiro faturou mais uma Taça Libertadores e escreveu de vez o seu nome na história do clube Colorado.

 

Se desligou do clube gaúcho em Agosto de 2010, transferindo-se para o Al-Ahli do Qatar, mas manteve-se no clube apenas até o ínicio de 2011.

 

Abaixo Fabiano Eller com sua coleção de camisas por onde jogou.

(Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)

 

 

Fabiano Eller atuou em 2012 pelo Brasil de Pelotas-RS.

 

 

 

 

Histórico


1996-2001 Vasco 
2001-2002 Palmeiras 
2003-2004 Flamengo 
2004 Al Wakra-QAT 
2005 Fluminense 
2006 Trabzonospor-TUR 
2006-2007 Internacional 
2007 Atlético de Madrid 
2008-2009 Santos 
2009-2010 Internacional 
2010-2011 Al-Ahli

 

 

Títulos

 

Flamengo


Taça desafio 50 anos da Petrobras: 2003 
Taça Guanabara: 2004
Campeonato Carioca: 2004


Vasco da Gama

 

Campeonato Carioca: 1998

Taça Guanabara: 1998, 2000

Taça Rio: 1998, 1999

Campeonato Brasileiro: 1997, 2000

Torneio Rio-São Paulo: 1998

Taça Libertadores da América: 1998

Copa Mercosul: 2000


Fluminense

 

Campeonato Carioca: 2005

Taça Rio: 2005


Internacional

 

Taça Libertadores da América: 2006, 2010

Mundial de Clubes da FIFA: 2006

Prêmios Individuais

 

Melhor zagueiro do Campeonato Carioca de 2004 jogando pelo Flamengo;

Melhor zagueiro do Campeonato Carioca de 2005 jogando pelo Fluminense;

Melhor zagueiro do Campeonato Gaúcho de 2006 jogando pelo Internacional;


Melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro: 2006

 

 

 

 

 

Publicado por: Murilo Dieguez

Fonte de Pesquisa:

www.flamengo.com.br;

globoesporte.globo.com;

www.supervasco.com

 

 

 

Fabiano Eller e Marcelo Dieguez em 2004 no treino do Flamengo na Gávea antes do jogo contra o Vasco na Semi-Final da Taça Guanabara.

 Foto= arquivo www.historiadordofutebol.com.br

 

 

 

"Fabiano Eller, você faz parte da história do futebol, e eu seu amigo Marcelo Dieguez, O Historiador não vou deixar sua história ser esquecida".

 

Um abraço de seu amigo Marcelo Dieguez.