Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

DEYNA, ex-meio-campo LKS Lodz-Polônia, Legia Warsaw-Polônia, Manchester City-Inglaterra, San Diego Soccers-EUA e Seleção Polonesa.

 

 

 

 


Kazimierz Deyna, o Deyna nasceu no dia 23 de outubro de 1947, em Gdansk na Polônia.

 

 

 

 

 

 

 

Meio-campista com excelente visão de jogo e chute certeiro, foi o grande maestro da seleção polonesa dos anos 70 e início dos 80.

 

 


Após rápido início profissional no LKS Lodz, em 1966, decolou a carreira no Legia Warsaw, clube que passaria a defender ainda aquele ano e onde ficaria nos próximos doze, conquistando seu primeiro campeonato polonês em 1969, sendo bi no ano seguinte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Estreou pela Seleção Polonesa em 1968.

 

 

 

 

Por ela, destacou-se nas Olimpíadas de 1972, em Munique.

 

 

 

 

Foi artilheiro da competição e medalha de ouro, marcando os dois gols na vitória por 2 x 1 na final contra a Hungria.

 

 


Foi destaque na classificação da Polônia para a Copa de 1974, era o grande líder daquele time que arrancou um empate heróico de 1 x 1 nas eliminatórias contra a poderosa Inglaterra, em pleno estádio de Wembley.

 

 

 


Na disputa da Copa do Mundo de 1974, conquistou a medalha de bronze com a vitória de 1x0 sobre o Brasil (a melhor colocação da Polônia em Copas).

 

 

 

 


Voltaria às Olimpíadas em 1976, nos Jogos de Montreal, desta vez ficando com a prata, após a derrota na final para a Alemanha Oriental.

 

 

 

Em sua segunda Copa, a de 1978, Deyna foi o capitão da Seleção, que sucumbiu na segunda fase de grupos frente à anfitriã Argentina e ao Brasil.

 

 

 

 


Após a Copa de 1978, transferiu-se para o Manchester City, da Inglaterra, tendo permissão para jogar fora do país por já ter ultrapassado os 30 anos de idade, semelhantemente com seu colega Jan Tomaszewski, goleiro da Seleção.

 

 

 

 


Em 1981, Deyna apareceu no filme Fuga Para a Vitória, com Pelé, Bobby Moore e Osvaldo Ardiles, no filme estrelado por Sylvester Stallone.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ainda em 1981, foi jogar nos Estados Unidos, no San Diego Soccers, onde em 1984 encerrou a carreira.

 

 

 

 

 

 

 

 


Morreu tragicamente cinco anos depois, em um acidente de carro.

 

 

 

 

 

 

 

 


Escolhido em 1994 como o melhor jogador polonês da história pela Associação Polonesa de Futebol, sua camisa 10 foi aposentada pelo Legia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por: Murilo Dieguez


Fonte de Pesquisa:

Historiador Luiz Fernando Evaristo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deyna no Manchester City.

Foto= arquivo Historiador Luiz Fernando Evaristo.

 

 

 

 

"Deyna, você faz parte da história do futebol, e eu Marcelo Dieguez, O Historiador não vou deixar sua história ser esquecida".