Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

CHARLES GBEKE, ex-atacante do Guangzhou Evergrande-China, Vancouver Whitecaps-Canadá, Montreal Impact-Canadá, Toronto Lynx-Canadá, Hamilton Trovão-EUA, Herfolge-Dinamarca, Ottawa Magos-Canadá, Seattle Sounders-EUA, SE Matsubara-PR Brasil, Comercial-MS Brasil, Troyes B-França.

Charles Patrick Gbeke, o Charles Gbeke nasceu no dia 15 de março de 1978 na cidade de Biwgerville na Costa do Marfim no Continente Africano.

 

 

Começou sua carreira de atacante jogando no Vancouver Whitecaps

 

 

Primeiros anos


Embora Gbeke nasceu na Costa do Marfim, ele cresceu em Montreal e é um cidadão do Canadá. De 1999-2001, Gbeke jogou em França para as Troyes AC reservas e no Brasil com os clubes Comercial e SE Matsubara .

Ele jogou partes de três temporadas com o Vancouver Whitecaps e teve uma temporada de um jogo com os Seattle Sounders .

Em 2002-2003, ele brincava com as Ottawa assistentes do CPSL onde marcou 10 gols em 18 jogos.

Durante a temporada de 2002 CPSL Gbeke ajudou o Wizards a 11 raia jogo invicto e também ajudou seu time a conquistar a tríplice coroa pela conquista do título da Conferência Leste, o Rogers Cup , e pelo segundo ano consecutivo o Aberto da Copa do Canadá.

A seguinte temporada liderou o Wizards para uma temporada invicto que conquistou terceiro título da Conferência Leste da franquia.

Em 2004 Ottawa estava enfrentando revokation da liga que resultou em Gbeke de obter empréstimo para o Lynx Toronto .

Ele faria sua estreia pelo clube em 13 de junho de 2004 contra o Atlanta Silverbacks , a partida marcou o retorno do Gbeke à A-League .

Por coincidência ele gravaria seu primeiro gol para o lince contra seu ex-clube o Vancouver Whitecaps.

Embora seu mandato com o clube Toronto foi bastante curto, no entanto, ele provou ser um atacante efetivo formando uma sólida parceria com Ali Gerba .

Ele iria concluir sua temporada com o Lynx como seu segundo maior artilheiro com seis gols.


Gbeke iria terminar a temporada com o Hamilton Trovão , onde ele marcou seu primeiro gol em sua partida de estréia contra a London City .

Ele ajudou Hamilton conquistar uma vaga nos playoffs por conquistar o título da Conferência Oeste.

Em 2005, Gbeke teve uma curta passagem pela Europa , onde tocou em Dinamarca com Herfølge , mas após o rebaixamento da equipe para a segunda divisão, ele foi liberado de seu contrato.

Após a sua libertação, ele garantiu um julgamento com o lado croata Dinamo Zagreb , mas ele voltou para o Lynx para uma segunda temporada.

Seu retorno a Toronto não foi tão bem sucedido como o seu mandato anterior. Com o clube sendo executado por má gestão e performances medíocres resultou em ele para solicitar a transferência.


Gbeke começou sua carreira com breves passagens com Seattle Sounders e Vancouver Whitecaps , onde foi implantado como um zagueiro , mas não conseguiu se firmar como titular.

Foi no Canadian Professional League Soccer durante seu stint com os assistentes Ottawa que ele fez a transição para um atacante .

Suas realizações em Ottawa incluiu ganhar um título da liga e um Aberto Canadá Copa .


Ele voltou para a Primeira Divisão USL por empréstimo para o Toronto Lynx , onde ele demonstrou ser um atacante consistente capaz de realizar na Primeira Divisão.

Após um breve período na Europa, ele foi adquirido pela Impact Montreal em um prazo de movimentar o comércio após somarem dois gols em seis jogos.

Gbeke levou o atual campeão na pontuação na pós-temporada, registrando todos os três gols, mas o time foi eliminado por 4-3 no agregado pelo eventual campeão Seattle Sounders. No ano seguinte, ele foi transferido para o Rochester Rhinos .


Gbeke encontrou o sucesso novamente desde o seu retorno para Montreal, onde ele passou a gravar 10 gols que ele alegou a pontuação Campeonato Objetivo pela primeira vez em sua carreira.

Depois de um início lento, com Montreal foi negociado de volta para Vancouver apenas para ganhar seu primeiro USL First Division Championship, onde marcou dois gols nos Whitecaps 2-1 vitória sobre Porto Rico Islanders .

Em 2009 passou a reivindicar a pontuação Campeonato Objetivo pela segunda vez em três anos, com 12 gols.

 

 

 

Em fevereiro de 2010 ele foi classificado em 18 º no USL First Division 25 melhores da década, uma lista dos melhores e mais influentes jogadores da década anterior.

Montreal Impact e Rochester

 

 


Em 1 de agosto de 2005, Gbeke foi adquirido pelo Montreal Impact, juntamente com David Diplacido antes do prazo de negociação.

Com o impacto, ele marcou o gol de seguros e teve uma assistência no vencedor, na vitória por 2-0 contra o Atlanta Silverbacks em casa no dia 7 de agosto, em seu primeiro jogo com o impacto. Durante os playoffs, ele marcou todos os três gols nas semifinais contra o Seattle Sounders .

A temporada seguinte Gbeke partiu de Montreal, a fim de assinar um novo contrato com os Rhinos Rochester para a temporada de 2006.

Infelizmente Gbeke sofreu uma temporada decepcionante com Rochester, onde ele só conseguiu marcar dois gols em um total de 22 jogos da liga.

Embora ele conseguiu levar os Rhinos para as finais USL campeonato de primeira divisão, apenas para ser derrotado por seu ex-clube, o Whitecaps. 

Em 2007 Gbeke renunciou para o Impacto, onde foi o artilheiro da Primeira Divisão United Soccer Leagues , com 10 gols, empatado com Seattle Sounders frente Sébastien Le Toux .

 

 

Ele foi nomeado para a segunda equipe All-League pela primeira vez em sua carreira, e foi proclamado Jogador da Semana para a semana 19 e foi nomeado cinco vezes para a USL D1 Equipa da Semana.

 

 

Durante o premiação anual banquete da equipe ele foi premiado jogador ofensivo do Impact of the Year.

 

 


De volta a Vancouver Whitecaps

 

 


Em 30 de junho de 2008, Gbeke foi negociado de volta para Vancouver em troca de dinheiro e Tony Donatelli vai Montreal. Gbeke marcou os dois gols 2-1 vitória de Vancouver na USL First Division final contra Porto Rico .

 

 

A vitória deu aos Whitecaps seu segundo Campeonato USL e também marcou o primeiro Campeonato da USL Gbeke. Gbeke ganhou o 2008-2009 USL First Division prêmio Chuteira de Ouro marcando 12 gols.

Ele também conseguiu levar os Whitecaps de volta para a final do Campeonato, pelo segundo ano consecutivo. Seus oponentes acabaria sendo o Montreal Impact, este marcando a primeira vez na história da USL, onde a partida final seria composto por dois clubes canadenses.

Infelizmente para Gbeke e toda a sua equipe que eles foram derrotados por Impacto perdendo a série por 6-3 sobre metas para agregados.

Ele foi liberado pelos Whitecaps no final da temporada de 2009, a fim de buscar outras opções futebolísticas. 

 

 China

 

Em fevereiro de 2010, Gbeke mudou para a China com seu ex-companheiro Lyle Martin e assinou um contrato com o Guangzhou FC , que foi recentemente relegado a China League One na precipitação de uma viciação de resultados escândalo.

 

 

 


Gbeke fez sua estréia China League One para Guangzhou contra Pequim BIT em 3 de abril e ganhou um pênalti no minuto 23, que ajudou a China seleção o atacante Gao Lin marcar seu primeiro gol pelo Guangzhou.

 

 

Ele marcou seu primeiro gol pelo clube em sua segunda aparição, em um 3-3 empate fora contra Pudong Zobon em 10 de abril.

Na temporada de 2010 , Gbeke marcou 9 gols em 21 jogos como Guangzhou terminou em primeiro lugar na League One e ganhou a promoção de volta à primeira divisão na primeira tentativa.

 

 

Carreira internacional

 

 


Em 01 de fevereiro de 2008 Gbeke fez sua estréia pelo Canadá contra Martinica , em vitória por 1-0.

 

Em dezembro de 2009, ele ganhou um total de 3 bonés, tudo jogado em 2008, marcando nenhum gol.

 

Ele tem até agora representou o Canadá em duas Copas do Mundo FIFA de qualificação jogos.

 

Ele estava na CONCACAF Gold Cup 2009 roster mas não jogou. 

 

1998 no Vancouver Whitecaps

1999-2000 Troyes B 

2000 Comercial 

2001 SE Matsubara 

2001 Vancouver Whitecaps 

2002 Seattle Sounders 

2002-2004 Ottawa Magos 

2004 → Toronto Lynx (empréstimo) 

2004 → Hamilton Trovão (empréstimo) 

2005 Herfølge 

2005 Toronto Lynx 

2005 Montreal Impact 

2006 Rochester Raging Rhinos 

2007-2008 Montreal Impact 

2008-2009 Vancouver Whitecaps 

2010 Guangzhou Evergrande 

 

 

Títulos


Clubes


Ottawa Magos 
• Rogers Cup : 2002 
• Abra Canadá Cup : 2002 
• Canadian Soccer League Professional Eastern Conference Campeões: 2002, 2003


Vancouver Whitecaps 
• USL First Division Championship: 2008


Guangzhou Evergrande 
• China League One Campeões: 2010


Individual 
• USL First Division Artilheiro: 2007 , 2009 

 

 

 

Vida pessoal

 

 

Charles Gbeke é professor de uma escola de futebol (BK Football Academy) em Laranjeiras do Sul - Paraná - Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo jogo de Charles Gbeke, Márcio Santos e Alex Lopes realizado no Paraná

 

 

 

 

Abaixo entrevista exclusiva para Marcelo Dieguez em  2014

 

 

 

 

Charles presenteia Marcelo com uma camisa do Guanghzou autografada, a camisa de seu último clube, uma grande honra

 

 

 

 

Vejam abaixo a Entrevista Exclusiva de Charles Gbeke para Marcelo Dieguez setembro de 2014:

1-Nome completo= Charles Patrick Gbeke

2-Data e local de nascimento=15 de março de 1978, Biwgerville-Costa do Marfim

3-Posição=atacante

4-Onde e quando começou sua carreira=Vancouver Whitecaps

5-E como foi sua estréia=no profissional em 1998 muito boa.

6-Adversários que gostava de jogar= Galaxy pela MLS

7-Títulos=Campeão Americano, Canadense, Chines e a Copa.

8-Medalhas e troféus=

9-Jogos inesquecíveis= 2009 Canpeonato EUA- Vancouver x Porto Rico fiz 2 gols na final.

10-Jogo que poderia ser esquecido=2009 - contra o Miami do Zinho, fiz 2 gols porém houve uma briga com meu parceiro de Clube.

11-Ídolos=Van Basten

12-Você fez muitos amigos no futebol= conhecidos sim

13-Tem contato com estes amigos=sim

14-Técnicos que trabalharam contigo=Dalle Mitchel

15-Alguma história engraçada=China (comida bem diferente)

16-Gols=+ ou - 120 gols

17-Gol mais importante=Título de 2009 pelo Vancouver EUA

18-Gol mais bonito=na base do Vancouver de bicicleta

19-Sequência de times que jogou=Vancouver Whitecaps, Troyes B, SE Matsubara, Comercial-MS,Vancouver Whitecaps, Seattle Sounders, Ottawa Magos,Toronto Lynx (empréstimo), Hamilton Trovão (empréstimo), Herfølge, Toronto Lynx , Montreal Impact, Rochester Raging Rhinos ,Vancouver Whitecaps e Guangzhou Evergrande -China

20-Frase=”Charles Gbeke, você faz parte da história do futebol, e eu seu amigo Marcelo Dieguez, O Historiador não vou deixar sua história ser esquecida”.

 

 

 

 

Abaixo Marcelo Dieguez e Charles Gbeke após a entrevista, Charles presenteia Marcelo com uma camisa do Guanghzou autografada, a camisa de seu último clube, uma grande honra

 

 

 

 

 

Publicado por: Murilo Dieguez


Fonte de Pesquisa:

Entrevista Exclusiva de Charles Gbeke para O Historiador Marcelo Dieguez;

acervo www.marcelodieguez.com.br;

http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Gbeke

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo Marcelo Dieguez e Charles Gbeke após a entrevista, Charles presenteia Marcelo com uma camisa do Guanghzou autografada, a camisa de seu último clube, uma grande honra

 

 

 

 

 

"Charles Gbeke, você faz parte da história do futebol, e eu seu amigo Marcelo Dieguez, O Historiador não vou deixar sua história ser esquecida".

Um abraço de seu amigo Marcelo Dieguez.